HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

 

10º e 11º ano, 12º ano completo do 5º Curso da Área E - Arte e Design.

Encontra-se com Licenciatura em Ensino, da Escola Superior de Educação de Portalegre, referente ao curso de Professores do Ensino Básico - 2º ciclo - variante de Educação Visual e Tecnológica..

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Curso de Monitor A.T.L., Auxiliar de Educação - IJOVIP 90

Estagiário de 2ª. Classe, Animador Cultural

Curso de Árbitros de Futebol de Cinco (A.F.P.-PROFORMA)

ECDL - Carta Europeia de Condução em Informática

SITUAÇÃO MILITAR

 

Encontra-se cumprido na situação de baixa de serviço por incapacidade física (Art.º 67º do RLSM), desde 20 de Novembro de 1992.

SITUAÇÃO PROFISSIONAL ACTUAL

 

Estou no Quadro de Zona Pedagógica de Nomeação Defenitiva da Península de Setúbal.
Encontra-se colocado na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - cod. 330334 a execer as seguintes Funções:

  • Sub-Coordenador do Grupo de Informática;
  • Orientador do "Programa SETTIC" no 1º Ciclo desta escola.
  • Responsável pelo "Programa Intenet nas Escolas" nesta Escola.
  • Professor do 5º Grupo e de Informática (CEF - COI).
Frequenta o Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Sistemas de Informação no ISCTE.

CARREIRA PROFISSIONAL

 

1986 - OTL/86, protecção e recuperação do Património Arqueológico, pela Câmara Municipal de Setúbal, no Museu do Convento de Jesus.

1988 - Projecto Vida, OTL/88 pela Escola Secundária da Camarinha (Atelier Escolar).

1989 - OTL/89, animador cultural no Complexo Turístico de Tróia.

  • - Auxiliar de Armazém na Coca-Cola / Refriger, Cabanas.
  • - Auxiliar de Armazém, Indústria de Embalagens e Artes Gráficas (IDEM).

1990 - Monitor ATL/Auxiliar de Educação no programa IJOVIP/90 na Associação Cristã da Mocidade (ACM-YMCA).

1991 - Estagiário de 2ª Classe, Animador Cultural no Complexo Turístico de Tróia.

1992 - Auxiliar de Design, FIQ/92 de Marketing na Ergodesign, em Setúbal, sendo formando neste programa, o qual frequentou até ao penúltimo mês do curso, tendo até aí um Bom aproveitamento.

1994 - Curso de Arbitro de Futebol de Cinco, pela Associação de Futebol de Portalegre (PROFORMA), no qual teve como classificação final Aprovado, neste curso ficando habilitado para arbitrar futebol de 11 e de 5.

1996 – Licenciatura em Ensino – Curso de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico variante EVT, tendo como média final de 13 valores.

  • - Professor Profissionalizado na Escola 2,3 Ciclos EB da Gafanha da Nazaré, Ílhavo.

1997 - Professor Profissionalizado na Escola EBI da Quinta do Conde.

  • - Formador no Curso de Educação Extra-Escolar – Iniciação à Informática I.

1998 - Professor Profissionalizado na Escola EB 2,3 Vasco da Gama de Sines. A execer funções na Escola EBI da Quinta do Conde.

  • - Formador no Curso de Educação Extra-Escolar – Iniciação à Informática II.

1999 - Professor Profissionalizado na Escola EB 2,3 Pintor Amada Negreiros, Lisboa. A execer funções na Escola EBI da Quinta do Conde.

  • - Formador no Curso de Educação Extra-Escolar – Iniciação à Informática I e II.

2000 - Professor Profissionalizado do QZP na Escola Básica 2 do Montijo. A execer funções na Escola EBI da Quinta do Conde.

  • - Formador no Curso de Educação Extra-Escolar – Iniciação à Informática I e II
  • - Formador de Carpintaria e Iniciação à Informática em são Filipe – Ilha do Fogo, Cabo Verde.

2001 - Professor Profissionalizado do QZPND na Escola EBI da Quinta do Conde.

  • - Formador no Curso de Educação Extra-Escolar – Iniciação à Informática I e II

2002 - Professor Profissionalizado do QZPND na Escola EBI da Quinta do Conde

- Formador no Curso de Educação Extra-Escolar; Iniciação à Informática I e II.

2003 - Professor Profissionalizado do QZPND na Escola EBI da Quinta do Conde

- Formador no Curso de Educação Extra-Escolar; Iniciação à Informática I e II.

2004 - Professor Profissionalizado do QZPND na Escola EBI da Quinta do Conde

- Formador no Curso de Educação Extra-Escolar; Iniciação à Informática I e II.

2005 - Professor Profissionalizado do QZPND na Escola EBI da Quinta do Conde

- Formador no Curso de Educação Extra-Escolar; Iniciação à Informática I e II.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

 

No programa OTL/86 desempenhou as tarefas de guia no Museu, recuperação de peças na secção do Museu do Trabalho, recolha de informações históricas na Biblioteca Municipal de Setúbal, e em jornais dos anos trinta da região de Setúbal para a elaboração de uma exposição sobre "Setúbal nos Anos 30", também executou serviço de animador cultural como e de desenhador de peças de arqueologia em restauração, no Museu do convento de Jesus.

Como participante no Atelier Escolar prestou serviço de projectista na elaboração de um estudo para um jardim nas instalações escolares da Escola Secundária da Camarinha, o qual foi aprovado e realizado em parte.

Como actividade extra-curricular resultante da colaboração da disciplina de Português e Teoria e Pratica do Design participou na realização de uma peça de teatro sobre a obra e vida de Camões, a qual foi criada pelos alunos (inclusivé) com sonetos e trechos de Camões e Gil Vicente, foi encenador, cenógrafo e actor nesta peça.

Esta peça foi apresentada na semana da Disciplina de Português e no Encontro de Professores de Português na Escola Superior de Educação de Setúbal.

Como membro da lista W, nas eleições para a Direcção da Associação de Estudantes ficou responsável pela publicidade da campanha eleitoral.

Após a sua eleição, a Lista agora D.A.E. da Escola Secundária da Camarinha, tendo o cargo de vogal da Assembleia Geral realizou as funções de cenógrafo, organizou Festas Estudantis, e o Iº Torneio Escolar de Xadrez para além das funções incumbidas pelo cargo.

Como Auxiliar de Armazém na Coca-Cola efectuou as tarefas de limpeza, engradeamento de vasilhame, carregamento de contentores como descargas e apoio às linhas de montagem.

Como Animador Cultural no Complexo Turístico de Troia desempenhou as funções de publicitário interino e todas as actividades inerentes à animação cultural neste complexo.

Como Auxiliar de Armazém na IDEM desempenhou as funções, cargas e descargas de material, descasca de embalagens, criação e dobragem de embalagens.

Por conta própria elaborou logotipo, panfletos, indicadores (autodoors) e cartões de apresentação da Lavandaria M.L. na Quinta do Conde.

Como Auxiliar de Educação no programa IJOVIP/90 exerceu as funções de monitor A.T.L. (Actividades de Tempos Livres) e de publicitário interino pois estava encarregue de elaborar panfletos, cartazes de informação das actividades realizadas no ACM-Montalvão.

Também esteve incumbido de juntar um grupo de jovens para esta associação, tal como para a criação de um stand na Feira de Santiago em Setúbal.

Por conta própria na Escola Secundária da Camarinha em Setúbal criou com o apoio do Conselho Directivo desta escola e do professor de Teatro Fernando Casaca o Grupo de Teatro desta escola denominado de T.A.S.Ca. (Teatro de Amadores da Secundária da Camarinha).

Com este grupo de teatro realizou varias peças, como "Um Tempo Feminino" de Miguel Rovisco, "Auto dos Fisicos" de Gil Vicente que foi levado em cena no Iº Festival de Teatro Vicentino para Juventude realizado pela "BARRACA", pelo qual recebemos uma Menção Honrosa.

Onde desempenhou as funções de dirigente, relações publicas, actor, cenógrafo, figurinista, encenador em ambas peças com o apoio do professor Casaca.

Como Estagiário de Animação Cultural desempenhou as tarefas inerentes ao serviço e a realização de panfletos informativos e publicitários, cartazes para a informação interna do Complexo Turístico de Troia, como fecho e control de contas de cada dia das actividades do centro de Animação do complexo.

No Serviço Militar Obrigatório exerceu funções de Cabo Escriturário na ausência deste no Lar de Veteranos Militares em Runa, depois de ter substituído o Cabo voltou às suas funções de soldado S.G.S.I. (Serviços Gerais e Segurança Interna) neste Quartel.

O serviço militar obrigatório foi interrompido por motivos de saúde, os quais levaram à Junta Médica a dispensá-lo do serviço.

Por conta própria organizou um grupo de jovens interessados em teatro, música, dança, e outras actividades artísticas num grupo de intervenção artística denominado de YKORON, o qual participou no IIº Festival de Teatro Vicentino para Juventude realizado pela "BARRACA" e Comissão dos Descobrimentos Portugueses.

Devido a dificuldades internas do grupo por quase todos serem estudantes e devido à falta de financiamentos o projecto não sobreviveu.

Por conta própria realizou o projecto de um carro para o qual era necessário a autorização da Direcção de Viação para ser alterado e aprovado. Nesta mesma altura criou o logotipo da Florista Trevo da Sé em Setúbal e também os cartões de apresentação e convites.

Como auxiliar de design desempenhou as funções inerentes à profissão de designer; assim como outras para além das referidas.

Fazendo parte de uma formação do programa FIQ do Instituto de Emprego e Formação Profissional, adquiriu conhecimentos de Marketing. Este curso tinha os seguintes módulos : Informática, Gestão, Higiene e Segurança no Trabalho, Marketing e Marketing Internacional, o qual foi interrompido pela entrada no ensino superior. Tendo efectuado até aí todas as horas teóricas e realizado as horas práticas até ao penúltimo mês do curso (inclusivé), recebendo até então Bom aproveitamento.

Efectuou um curso de Arbitro de Futebol de Cinco na Associação de Futebol de Portalegre, organizado pela empresa PROFORMA com o apoio do I.E.F.P e o F.S.E. .

Tendo como módulos: História e Evolução do Futebol, Pedagogia Desportiva, Psicologia Desportiva, Sociologia Desportiva, Preparação Física do Arbitro, Leis e Normas da Arbitragem, Qualidade Desportiva, etc (...). tendo sido classificado com positiva ficando Aprovado no Curso.

Finalmente efectuo o Curso de Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico na variante de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Portalegre, recebendo o grau de Licenciatura em Ensino, com uma média de 13 valores e na prática pedagógica 14 valores.

Iniciou a sua actividade de docência em Setembro de 1996 na Escola 2º e 3º Ciclos do E.B. da Gafanha da Nazaré, com 5º anos, incluindo uma turma com alunos do ensino especial.

Continuou no segundo ano de serviço na Escola B. Integrada da Quinta do Conde, com turmas do 5º e 6º ano (EVT), uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I) e um aluno em regime do ensino especial, leccionando a disciplina de carpintaria, tendo ainda exercido o cargo de Subdelegado de EVT e colaborado na implementação do Programa Nónio Século XXI, e foi também o responsável nesta escola pelo Programa “Internet nas Escolas” e do Clube de Fotografia e Vídeo.

No terceiro ano de serviço foi colocado em Sines na Escola E.B. 2,3 Vasco da Gama, mas exercendo funções (requisitado) na EBI da Quinta do Conde, onde leccionou uma turma de Currículo Alternativo, turmas do 6º (EVT), 7º (ET), uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática II) e o aluno em regime ensino especial. Colaborando ainda no Programa Nónio Século XXI e continuou a ser responsável pelo Clube de Fotografia e Vídeo e o Programa “Internet nas Escola”.

No quarto ano de serviço, continuou a exercer funções na EBI da Quinta do Conde (requisitado), estando colocado em Lisboa na Escola EB 2,3 Pintor Almada Negreiros. Neste ano lectivo continuo a colaborar no Programa Nónio Século XXI, Programa “Intente nas Escolas” e promoveu e organizou o Clube de Informática, leccionou uma turma do 9º Ano +1, Curso de Operador de Informática e 8º anos (ET) e uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I e II).

No quinto ano de serviço, como professor do QZP da Península de Setúbal, colocado na Escola Básica 2 de Montijo, exercendo funções na EBI da Quinta do Conde, como professor do QZP da Península de Setúbal, leccionou 9º anos (ET) e uma turma do 9º Ano +1 de Operador de Informática, uma turma de Currículo Alternativo do 7º ano e uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I e II). Dirigiu o Clube de Informática e o parque Informático da Escola B. Integrada da Quinta do Conde.

Foi no âmbito de um Projecto de Cooperação entre a Câmara Municipal de Sesimbra e o Município de São Filipe – Ilha do Fogo do Governo de Cabo Verde, dar formação em Carpintaria e Iniciação à Informática.

No sexto ano de serviço, foi colocado na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, onde leccionou uma turma do 9º Ano +1 de Operador de Informática, uma turma de Currículo Alternativo do 8º ano e uma turma do 6º ano de EVT e uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I e II). Continuou a dirigir o parque Informático do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde.

No sétimo ano de serviço, foi colocado na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, onde lecciona uma turma do 9º Ano +1 de Operador de Informática, uma turma de Currículo Alternativo do 9º ano e uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I e II) e duas turmas do 2º ciclo (5º ano) de EVT. Continua a dirigir o parque Informático do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde.

No oictavo ano de serviço, foi colocado na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, onde lecciona uma turma do 9º Ano +1 de Operador de Informática, uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I e II) e duas turmas do 2º ciclo (5º ano) de EVT. Continua a dirigir o parque Informático do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde.

No nono ano de serviço, foi colocado na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, onde lecciona uma turma do 9º Ano +1 de Operador de Informática, uma turma do Ensino Extra-Escolar (Iniciação à Informática I e II) e duas turmas do 2º ciclo (5º e 6º anos) de EVT. Continua a dirigir o parque Informático do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde.

 

 

Curriculum

Curriculum Vittae