Plugins

De Wikilearning

(Diferença entre revisões)

WikiSysop (Discussão | contribs)
(Nova página: '''Plug-ins''' Para visualizar a informação da Web é por vezes necessário mais do que um simples browser – é preciso um pedaço de software chamado plug-in que passa a fazer pa...)
Ver a alteração posterior →

Revisão de 02h03min de 15 de Fevereiro de 2008

Plug-ins

Para visualizar a informação da Web é por vezes necessário mais do que um simples browser – é preciso um pedaço de software chamado plug-in que passa a fazer parte do browser aumentando-lhe assim a sua funcionalidade. Na maior parte dos casos, o browser detecta qual o software em falta e realiza o seu download automaticamente; outras vezes indica-nos qual o site a partir de onde devemos obtê-lo. É possível navegar na Internet sem quaisquer plug-ins, mas o que irá acontecer é que não seremos capazes de aceder a toda a informação disponível nos sites. Nalguns casos, os responsáveis pelos sites criaram duas versões – uma escrita em HTML, o formato convencional usado na Web, e outra num formato que necessita da instalação de um plug-in especial para ser visualizado. Existem plug-ins para visualizar sites em três dimensões, para ouvir sons em determinados formatos especiais e para ver o site de forma mais interactiva, como é caso dos que usam animações Flash e Shockwave. E os principais são...

Java™ A linguagem Java é a mãe de todos os plug-ins. Muitos sites incluem animações em Java, pequenos jogos escritos nesta linguagem e até menus de navegação no site que recorrem a código Java. A versão 6.0 do Internet Explorer não inclui o software necessário para a interpretação de comandos Java mas, ao visitar um site que dela necessite, o browser permite realizar o download automático do plug-in respectivo.

RealOne Player e QuickTime Para praticamente todos os formatos de ficheiros multimédia, o Windows Media Player, que faz parte do Windows, serve perfeitamente como auxiliar do Internet Explorer. Mas é necessário obter software adicional para os formatos criados com software da RealNetworks (ficheiros com extensões .ra, rm e .ram) e da Apple (.mov e .qt). Embora ambos suportem formatos de áudio e vídeo, o RealOne Player é mais usado para reproduzir ficheiros de som e o

QuickTime é mais usado para vídeo. Para os da Real é necessário o leitor RealOne e para os da Apple é necessário obter o software QuickTime, ambos gratuitos.

Adobe®Reader® Outro software essencial é o leitor de ficheiros em formato PDF. Para isso é necessário um programa gratuito chamado

Adobe Reader, que se integra – ou não – no browser, permitindo a visualização destes ficheiros no próprio browser sem necessidade de os descarregar primeiro para o disco para visualização posterior. Os ficheiros PDF são muito usados em manuais de instruções e brochuras de equipamentos, uma vez que reproduzem fielmente o conteúdo de publicações impressas.

Shockwave®e Flash™ Duas tecnologias usadas de forma crescente para oferecer interactividade aos sites chamam-se Shockwave e Flash e são originárias de uma empresa chamada Macromedia®, especializada em ferramentas de criação multimédia. Apesar de muitas vezes confundidas, trata-se de tecnologias diferentes na sua origem e que necessitam de plug-ins distintos – embora sirvam ambas para criar sites dinâmicos, animados e interactivos. Em qualquer dos casos, trata-se de plug-ins essenciais.

Outros sons, outras imagens Existem muitos outros plug-ins, desde os que permitem visualizar mundos tridimensionais aos que possibilitam a abertura, no próprio browser, de ficheiros de imagem em formatos como o TIFF ou o JPEG2000. Ou de formatos de vídeo alternativos e de popularidade crescente, como o DivX. Em qualquer dos casos nunca teremos de nos preocupar com a obtenção antecipada destes plug-ins, uma vez que haverá sempre a possibilidade de realizar o seu download no momento em que eles forem necessários.

Ligações úteis Documentos Adobe Reader www.adobe.com/products/acrobat Word Viewer www.microsoft.com/downloads Interactividade Java http://java.sun.com/ www.microsoft.com/mscorp/java Macromedia Flash e Shockwave www.macromedia.com/shockwave/download/alternates Audio e vídeo DivX www.divx.com/divx QuickTime www.apple.com/quicktime Real Player www.real.com/player Jogos e mundos em 3D www.wildtangent.com www.makaimedia.com www.yetisports.org www.miniclip.com À data de publicação, os sites referidos encontram-se activos e os seus conteúdos tratam assuntos desenvolvidos nesta obra.

Ferramentas pessoais